segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Desnutrição Energético- protéica

Marasmo Kwashiorkor

A desnutrição energético- protéica (D.E.P.) é um agravo desencadeado por uma má nutrição, na qual são ingeridas quantidades insuficientes de alimentos ricos em proteínas e/ou energéticos a ponto de suprir as necessidades do organismo. Existem três formas da desnutrição ser desencadeada:
- primária: baixo nível sócio- econômico- pobreza, privação nutricional, más condições ambientais levando a infecções e hospitalizações frequentes, baixo nível educacional e cultural, negligência, falta de amamentação, privação afetiva. Neste caso a coreção da dieta bastará para que se obtenha a cura.
- secundária: apesar de haver oferta existem outros fatores que impedem a ingestão e absorção dos alimentos- má absorção, estenose do piloro (estreitamento de uma parte do estômago), ou aumentam a sua necessidade- hipertireidismo. Sua evolução estará na depedência da doença que a ocasionou.
- mista: situação em que os dois mecanismos estão envolvidos.
A baixa ingestão energética leva o organismo a desenvolver mecanismos de adaptação: queda da atividade física em comparação com crianças normais; parada no crescimento (falta de ganho de peso e altura) e alteração da imunidade.
A desnutrição grave pode pode apresentar- se de três formas: Marasmo, Kwashiorkor e Marasmo- Kwashiorkor.
1. Marasmo: criança fica com baixa atividade, pequena para a idade, membros delgados devido a atrofia muscular e subcutânea, costelas proeminentes, pele se mostra solta e enrugada na região das nádegas (principalmente) e coxas, apresenta infecções constantes, comumente é irritadiça e seu apetite é variável.
2. Kwashiorkor: déficit importante de estatura, massa muscular consumida, tecido gorduroso subcutâneo preservado, alterações de pele dos membros inferiores, alterações dos cabelos, hepatomegalia, fase de lua, anasarca e baixa concentração sérica de proteínas e albumina, área perineal frequentemente irritada com dermatites e escoriações devido a diarréias. Apatia exagerada, raramente responde a estímulos e não apresenta apetite.
3. Marasmo- kwashiorkor: a origem pode ser de um marasmo que entrou em déficit protéico ou um Kwashiorkor que passou a sofrer déficit energético.
Estão presentes: retardo da estatura, do desenvolvimento neuro psicomotor e queda da resistência imunológica.
O tratamento da desnutrição está intimamente relacionado com aumento de oferta alimentar, que deve ser feito de forma gradual em função dos distúrbios intestinais que podem estar presentes. Após a reversão desse quadro, fornecer dieta hipercalórica para a recuperação do peso da criança, corrigir distúrbios hidroeletrolíticos, ácido- básicos e metabólicos e tratar das patologias associadas; obtenção da adesão da mãe ao tratamento, o que irá facilitar a recuperação da criança em menor tempo e com maior intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário