segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Não apenas um caso de saúde pública... também de humanidade!


Fazendo uma breve reflexão do mundo...
As notícias percorrem o mundo todo, de tal forma que é possível ler diversas matérias:
- Número de vítimas no Haiti passa de 200;
- Cresce o número de doentes com cólera no Haiti;
- Haiti sofre com a epidemia de cólera...
etc. etc. etc.

Porque diante de nossos olhos vemos tamanha calamidade e não fazemos nada? Porque diante de tanto sofrimento as pessoas se preocupam em gastar dinheiro por exemplo, em um sutiã com 60 quilates de diamantes brancos e outros 82 de topázios e safiras.. o preço? apenas US$ 2 milhões.
Preciso dizer mais alguma coisa, em relação a "humanização"? Vamos refletir um pouco!

Cólera e Cuidados

Voltando ao assunto nutrição, vou falar um pouco do cólera e cuidados básicos.

O cólera é transmitida por água e alimentos contaminados, podendo matar em poucas horas devido a grande desidratação que acarreta no organismo. A doença pode ser amenizada por água tratada com um pouco de sal e açúcar (um soro caseiro).

Os cuidados básicos são lavar as mãos com água e sabão, evitar vegetais crus, ferver toda a comida e evitar tomar banhos em rios.

Isso seria na base teórica... como evitar a propagação da doença em um local que não há saneamento básico, não há água tratada, não há nem alimentos?!!! Fica complicado não é verdade?

Já imaginou se a água que tivessemos que tomar banho fosse apenas a do rio poluído? e que essa mesma água servisse para matar a sede, cozinhar e lavar as roupas?

Saindo de foco...

Se o governo afirma não ter dinheiro para ajudar a milhões de pessoas que habitam aquele país, está na hora de traçar um plano voltado para a saúde pública. Pensando dessa forma poderíamos amenizar tantas epidemias e endemias como a AIDS que assustadoramente cresce também. Evitar gastos e investir na melhoria do país! Isso é o que as pessoas que fizeram doações esperam.. ação! prestação de contas!

O Haiti precisa de ajuda. Agora eu pergunto: - aqueles US$ 2 milhões fariam uma grande diferença, não fariam? é... acho que nas escolas deveriam inserir uma nova matéria: humanização e solidariedade, talves as pessoas tivessem atitudes em benefícios de todos e não apenas de embalagens, se é que me entendem..

Nenhum comentário:

Postar um comentário